Aumenta o número de aposentados e pensionistas que morrem esperando superávit, alerta Metabase

A lista de aposentados e pensionistas que faleceram sem receber o superávit da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social (Valia) está só aumentando. Somente em um levantamento feito pela direção do Sindicato Metabase de Itabira e Região, cerca de 120 pessoas que tinham o direito ao benefício em Itabira morreram desde o ano passado.

Estes números, segundo explicou o presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza,  são apenas de ex-associados ao sindicato,  ou seja, a quantidade pode ser ainda maior.
Com uma lista dos nomes e a data dos falecimentos em mãos, Paulo Soares criticou mais uma vez a postura da Valia em não pagar os valores do superávit.
A instituição divulgou em seu balanço contábil uma reserva especial que chega a R$ 473 milhões. Está reserva, segundo o Metabase, é destinada à distribuição do superávit aos assistidos pelo Plano BD, o que não está sendo feito.
“É muito vantajoso para a Valia o aposentado morrer, porque o dinheiro fica para a Valia. Estes senhores que foram embora não precisam mais do superávit. É um absurdo negar o direito que o aposentado tem. O sindicato vai lutar contra isso tudo até a última instância, não vamos abandonar estes aposentados e pensionistas”, declarou Paulo Soares.
Com a morte dos aposentados, explicou o sindicalista, o seu salário sofre uma perda de 40%, que é repassado ao cônjuge ou aos filhos em forma de pensão. A mesma coisa acontece com o valor do superávit. Com o falecimento do aposentado, os pensionistas também têm reduzido em seu recebimento 40% do valor.
“Isso é um verdadeiro crime contra os pensionistas, o companheiro morreu, a pensionista perde 40% do superávit, 40% dos seus vencimentos, é um crime contra mulher, é um absurdo este tipo de coisa. As pessoas levarem vantagem na morte de outras”, lamentou o sindicalista.  

Aposentados e pensionistas rezam pelo pagamento do superávit



 

 

 

 

CONTATO

Para informações, dúvidas, denúncias, não deixe de entrar em contato.

Compartilhe este site!

Endereço

Rua Mestre Emílio, 93 - Pará
Itabira/MG, 35900-028 

Contatos

comunicacao@metabase.com.br  
Telefone: (31) 3831-6364