Metabase Completa 70 Anos

MARÇO DE 1945
 
Metabase completa hoje 70 anos de história, luta e conquistas
 
04 de março de 1945 – Nesta data o Sindicato Metabase de Itabira e Região - MG completou 70 anos de existência, de lutas e também de conquistas. Esta entidade, que surgiu em 1945, três anos após a criação da Companhia Vale do Rio Doce recebeu primeiramente o nome de Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Presidente Vargas. Naquela época a cidade recebeu o nome do presidente da república e só alguns anos depois voltou a se chamar Itabira.
 
A história do Sindicato Metabase se mistura com a história do sindicalismo brasileiro e também da política. Criado no final do primeiro governo de Getúlio Vargas, o Metabase atravessou toda a segunda república, a ditadura militar e também o governo desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, permanecendo firme até hoje, lutando pelas melhorias nas condições trabalhistas e buscando o aumento dos direitos dos trabalhadores. Em janeiro de 1950 a Associação transformou-se em Sindicato e o primeiro presidente eleito foi José Ponciano Filho. Fato curioso e pouco comum no movimento sindical daquela época foi a presença de uma mulher na diretoria, Rosa Tarbes. 
 
Ao longo destes 70 anos as empresas mineradoras passaram por grandes modificações tecnológicas e o Sindicato Metabase acompanhou toda esta evolução, sem deixar de lado o seu principal objetivo: a valorização da mão de obra e o reconhecimento que é através do suor e do esforço dos trabalhadores brasileiros que se constrói o progresso no país. 
O atual presidente do Metabase, Paulo Soares de Souza também entrou para a história do sindicalismo local, por ter sido eleito por quatro mandatos consecutivos. A história de Paulo Soares é inseparável da história do Metabase, segundo conta: 
 
“Estou há anos dentro desta entidade. Não tem como falar da minha vida, sem falar da vida do sindicato, sem falar desta história de lutas e conquistas. Hoje é um dia muito especial para mim, ver o Metabase completar 70 anos é a prova de que o trabalhador brasileiro tem o seu reconhecimento, que o trabalhador brasileiro é realmente o responsável pela construção e desenvolvimento deste país. Não podemos nos esquecer nunca que o trabalho é uma das principais maneiras de alcançar a dignidade humana, é uma das principais maneiras de acabar com muitas coisas ruins que acontecem em nossa sociedade. Parabéns Sindicato Metabase, por toda esta história de luta e principalmente por todas as conquistas alcançadas. Sou eternamente grato por fazer parte desta história”, afirmou o atual presidente”.
 


 

 

CONTATO

Para informações, dúvidas, denúncias, não deixe de entrar em contato.

Compartilhe este site!

Endereço

Rua Mestre Emílio, 93 - Pará
Itabira/MG, 35900-028 

Contatos

comunicacao@metabase.com.br  
Telefone: (31) 3831-6364