Vale quer cortar benefícios dos trabalhadores e Metabase se prepara para enfrentamento

A reunião entre o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, Paulo Soares de Souza com diretores da Vale na manhã desta quarta-feira (8) em Belo Horizonte não trouxe boas notícias para os trabalhadores. Segundo o sindicalista a empresa comunicou que pretende cortar bolsas de estudo e reduzir os valores dos reembolsos médicos do plano de saúde.

De acordo com a pauta apresentada, a Vale pretende fazer mudanças na utilização da Assistência Medica Supletiva (MAS). A proposta da empresa é eliminar a utilização do regime de livre escolha nas localidades onde há médico especializado credenciado que atenda a necessidade do usuário e a reduzir todos os percentuais de participação da empresa em 5% nos atendimentos médicos.
Outra proposta apresentada pela Vale é quanto aos reembolsos na educação. A mineradora quer manter os percentuais de reembolso, porém limitar a concessão do benefício para os empregados que estiverem ingressando pela 1ª vez em curso superior. O curso escolhido também deve estar relacionado à necessidade operacional da empresa.
Estas propostas desagradaram o presidente do Sindicato Metabase. De acordo com ele, se a empresa insistir em manter estes cortes haverá uma paralisação nas minas a partir de agosto. “Nós não temos que discutir com a Vale a perda do direito dos trabalhadores. Isso é algo que não aceitamos. Os nossos trabalhadores não são os culpados pela crise que a empresa está enfrentando, então, nós não temos nem o que debater com a Vale. Se a empresa continuar insistindo com essas idéias nós já estamos preparados para o enfrentamento e paralisaremos as minas aqui na cidade”, garantiu Paulo Soares em tom enérgico. 



CONTATO

Para informações, dúvidas, denúncias, não deixe de entrar em contato.

Compartilhe este site!

Endereço

Rua Mestre Emílio, 93 - Pará
Itabira/MG, 35900-028 

Contatos

comunicacao@metabase.com.br  
Telefone: (31) 3831-6364