Acordo Coletivo será renegociado entre a Vale e Metabase na próxima semana

    

A Vale encaminhou ao Sindicato Metabase de Itabira e Região um convite para uma reunião na próxima quarta-feira (08) para reabrir a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A medida faz parte do cumprimento de uma cláusula em que a empresa se compromete renegociar o ACT caso a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulada no período de vigência do presente acordo, ultrapassasse o índice de reajuste acumulado para dois anos, ou seja, 11,72%.

A cláusula negociada entre o Metabase e a Vale fez com que a empresa assumisse o compromisso de, sem prejuízo da data-base que inicia no dia 1º de novembro, convidar os sindicatos signatários para renegociação do acordo.
Segundo explicou o presidente do Sindicato Metabase, Paulo Soares de Souza, a Vale se comprometeu a reabrir as negociações em qualquer momento entre novembro de 2013 e outubro de 2015, caso os índices fossem alcançados.
Essa cláusula, explicou o sindicalista, é uma maneira de assegurar aos trabalhadores que os seus salários e benefícios estejam de acordo com a situação atual da economia brasileira e não caia em defasagem. 
“Nós  negociamos com a Vale esta cláusula justamente para garantir aos nossos trabalhadores uma possível revisão salarial caso a economia se desestabilizasse e o índice do INPC aumentasse e foi o que acabou acontecendo. Como a Vale se comprometeu a nos chamar para uma renegociação estamos indo para esta reunião com a intenção de garantir aos nossos trabalhadores o beneficio que lhes são assegurados. Vamos ouvir o que a empresa tem a nos dizer e quais são as propostas”, destacou o sindicalista.
Paulo Soares viaja para Belo Horizonte no próximo dia oito e participa da reunião às 9 horas no Hotel Max Savassi, com diretores da empresa.

 

 



 

 

CONTATO

Para informações, dúvidas, denúncias, não deixe de entrar em contato.

Compartilhe este site!

Endereço

Rua Mestre Emílio, 93 - Pará
Itabira/MG, 35900-028 

Contatos

comunicacao@metabase.com.br  
Telefone: (31) 3831-6364