André Viana participa da 1ª reunião como Conselheiro da Vale

"Itabira terá voz ativa no Conselho"

André Viana participa da 1ª reunião como Conselheiro da Vale
“Itabira terá voz ativa no Conselho. Ela será ouvida”.

André Viana participou nos dias 6 e 7 de maio da primeira reunião do Conselho de Administração da empresa Vale S/A. Considerada a segunda maior mineradora do mundo - a maior é a BHP – e a primeira na américa latina, a empresa elegeu o seu novo conselho nesta segunda-feira (3). Em seu discurso de apresentação, André se emocionou ao falar de sua história na empresa e de sua linhagem de mineradores: “Meu pai, hoje com 81 anos de idade e meu falecido avô, fazem parte desta história, desde a fundação. Hoje, com 16 anos de trabalho na empresa, também me sinto como parte desta história de muito trabalho e suor”. O presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região e agora conselheiro da Vale, disse que chega ao Conselho com um enorme peso nos ombros, pois além da responsabilidade da cadeira, “tenho a responsabilidade de atender os anseios dos milhares de trabalhadores que votaram em mim em todo o Brasil, de norte a sul”. Ele completou que chega com a missão de agregar: “Quero ajudar a garantir uma empresa grande e sólida. Quero trabalhar pelo conjunto, mas com destaque para o Sistema Sul, afinal, passamos por momentos instáveis, tais como a exaustão do minério em Itabira, os eventos de Brumadinho e porque não, Mariana”. André disse que vai atuar de forma independente e deu o tom de como será seu comportamento frente ao conselho: “Sou do diálogo e assim será meu entendimento, mas adianto que acredito e muito que os reais responsáveis pela lucratividade e crescimento espetacular desta grande empresa, são os mais de 60.000 trabalhadores que fazem parte do seu quadro de funcionários”. Diversos assuntos foram abordados nesta primeira reunião, entre eles, as ações realizadas em Brumadinho, minas de Itabira e lucros da empresa. André alerta para as pautas que serão apresentadas ao Conselho: “Tenho pautas imediatas a tratar junto à mesa administrativa, entre elas os efeitos da pandemia nos trabalhadores (empregabilidade, economia, prevenção ao contágio pelo Covid etc. ); a médio prazo teremos uma discussão séria sobre a exaustão do minério em Itabira e o investimento nas nossas minas com vistas ao minério de fora, a exemplo da Serra da Serpentina. Ele finaliza reafirmando um tema da campanha para a eleição: “Itabira e Minas Gerais terão voz ativa no conselho, sempre com humildade, mas a nossa voz não se calará por melhorias e investimentos para nossa região”.

O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA VALE

André Viana assume a cadeira ao lado do também itabirano, José Duarte Penido, ex-presidente da Samarco Mineração e presidente do Conselho; Castelo Branco, ex-presidente da Petrobrás; Rachel Maia, ex-presidente das marcas de luxo Lacoste e Tiffany, José Maurício Coelho, presidente da Previ, dentre outros.

ENTENDA

De acordo com a Vale, o Conselho de Administração é responsável pela definição das políticas e das diretrizes gerais da empresa, análise de planos e projetos propostos pela Diretoria Executiva e avaliação dos resultados.
O Conselho se reúne ordinariamente todo mês e extraordinariamente sempre que convocado pelo seu presidente, vice-presidente ou outros dois membros. Suas decisões exigem um quórum que represente a maioria dos membros e são tomadas por voto majoritário.

 



 

 

 

 

CONTATO

Para informações, dúvidas, denúncias, não deixe de entrar em contato.

Compartilhe este site!

Endereço

Rua Mestre Emílio, 93 - Pará
Itabira/MG, 35900-028 

Contatos

comunicacao@metabase.com.br  
Telefone: (31) 3831-6364