O Metabase

Nossa história

A história do Sindicato Metabase de Itabira confunde-se com a história do sindicalismo brasileiro. Criado em 1945 - exatamente no fim do primeiro governo de Getúlio Vargas - o Metabase percorreu todos os turbulentos caminhos da segunda república. Presenciou o retorno de Getúlio ao poder e a sua trágica saída. Assistiu ao período desenvolvimentista do governo de JK e atravessou incólume toda fase da ditadura militar. O Metabase também testemunhou a luta pela redemocratização do país através da campanha pela Anistia; movimento das Diretas Já, a elaboração da Constituição de 1988 e o impeachment de Collor.


Para uma instituição que existe há mais de 76 anos, é natural que o Metabase tenha adotado posturas de acordo com as conjunturas históricas. É assim que, de um sindicato marcado exclusivamente pelo assistencialismo em sua fase inicial, o que refletia o sindicalismo pré-concebido por Vargas, transformou-se em uma entidade de luta em defesa da cidadania influenciado pelas grandes mobilizações dos metalúrgicos da região do ABC paulista, no final dos anos 70.


O Sindicato Metabase surgiu exatamente no dia 4 de março de 1945, três anos após a criação da Cia Vale do Rio Doce, quando foi fundada a "Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Presidente Vargas". O "Presidente Vargas" aparece porque era este o nome da cidade de Itabira naquela época. Foi escolhido para presidente da Associação o trabalhador José Felipe Gomes. Em janeiro de 1950 a Associação transformou-se em Sindicato e o primeiro presidente eleito foi José Ponciano Filho. Fato curioso e pouco comum no movimento sindical daquela época foi a presença de uma mulher na diretoria, Rosa Tarbes.


Desta época até os dias de hoje o Metabase teve 15 presidentes e a Vale transformou-se na maior empresa mineradora do mundo. O Metabase e a Vale representam assim os símbolos de um ciclo na história do Brasil. Um período que começa com o país se afirmando como nação, ao construir as bases para o desenvolvimento industrial e uma economia moderna. Mas este ciclo terminou em 1997 com a privatização da Vale quando o Metabase participou intensamente de inúmeras manifestações contra a venda da empresa.

Hoje vivemos uma nova era em que as inovações tecnológicas nas áreas de informação e informática derrubaram as fronteiras nacionais e deram origem a uma economia globalizada. Além disso, o mundo do trabalho se modifica a cada dia surgindo daí uma classe trabalhadora com outro perfil, mais qualificada e em constante aperfeiçoamento.

 

É neste contexto que o Metabase entra no século XXI, enfrentando novos desafios e fazendo história. O mundo de hoje é muito diferente do que era na metade do século passado, mas, o princípio básico que levou alguns trabalhadores a fundarem em 1945 o Sindicato Metabase de Itabira - que é a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e por uma sociedade mais justa - permanece eterno e é, sem dúvida, a razão de ser do Metabase.

Sindicato Metabase em números

+20.000

Trabalhadores representados

30

Cidades de atuação
Share by: